11.3 C
Canela
quarta-feira, 17 setembro, 2025
spot_img
InícioSaúdeVacinação contra o coronavírus ocorrerá somente no Centro de Feiras a partir...

Vacinação contra o coronavírus ocorrerá somente no Centro de Feiras a partir de segunda-feira

spot_img
spot_img



UBS do Canelinha, assim como as demais Unidades Básicas de Saúde do município, seguem realizando a vacinação contra a gripe.


A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou algumas intervenções na parte interna do Centro de Feiras para receber a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19. Com o intuito de oferecer uma melhor estrutura para a população que busca a vacina, principalmente com a chegada dos dias mais frios, a imunização contra o coronavírus ficará concentrada no Centro de Feiras a partir da próxima segunda-feira (24) e não ocorrerá mais na Unidade de Saúde do Canelinha. “É uma área grande e coberta, onde as pessoas podem ficar abrigadas e com um bom espaçamento para evitar aglomerações”, avalia a secretária de Saúde, Patrícia Valle.

Foram instaladas estruturas no interior do Centro de Feiras para separar o público que procura pela 1ª dose das pessoas que vão até o local para concluir o sistema vacinal com a 2ª dose. As demarcações das filas também estão separadas, por primeiras e segundas doses. Conforme a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, a mudança com apenas um local específico para a vacinação contra a Covid-19 contribui para uma melhor logística da equipe e dos equipamentos. “É uma forma de otimizar o uso dos frascos das vacinas, evitando desperdícios e perdas”, ressalta Magali.

HORÁRIO PARA IMUNIZAÇÃO

O horário para a aplicação das doses no Centro de Feiras segue o mesmo: das 8h às 16h30, sem paralisação ao meio dia. Vale lembrar que para receber a primeira dose é necessário apresentar o CPF e um documento com foto. No caso das segundas doses é preciso levar a carteirinha de vacinação.

1ª DOSE SEGUE PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS:

40 A 59 ANOS COM COMORBIDADES

O público-alvo da imunização com a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford segue sendo os grupos prioritários com comorbidades:
– Pessoas com 40 a 59 anos que possuem comorbidades;
– Pessoas com 40 a 59 anos portadoras de deficiências cadastradas no Benefício de Prestação Continuada, conforme lista fornecida pelo INSS;
– Pacientes com síndrome de down, a partir de 18 anos;

RECEITA DE MEDICAÇÃO DE USO
CONTÍNUO OU LAUDO MÉDICO

Para comprovar a comorbidade é obrigatório apresentar no momento da vacinação a receita de medicação de uso contínuo ou laudo médico com a CID – Classificação Internacional de Doença, mais a descrição da CID. Pacientes com doença autoimune ou de oncologia necessitam de um laudo médico autorizando a aplicação da vacina.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
NAS UNIDADES DE SAÚDE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e Centro Materno Infantil seguem recebendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O público-alvo desta 2ª etapa da campanha são pessoas acima de 60 anos e professores. A aplicação da vacina ocorre das 8h às 16h30, sem fechar ao meio dia, em todas as UBS’s.


Fotos: André Fernandes

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | Uma manhã de debates, histórias de vida e muita reflexão marcou a terça-feira (16) em Gramado. A iniciativa, promovida pelo gabinete do vereador Roberto Cavallin, pela Escola do Legislativo Ivo Bezzi e pelo vereador jovem Pyetro Mendonça,...
CAMBARÁ DO SUL | Na terça-feira (16), a Brigada Militar, por meio do 2º Pelotão Ambiental de Canela, prestou apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma operação realizada no município de Cambará do Sul.O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img