As oficinas do programa UCS Sênior, do Campus Universitário da Região das Hortênsias, são atrativas para estudantes a partir dos 50 anos de idade, desejosos em absorver novos conteúdos e desenvolver competências e habilidades. E, em meio a isso, compartilhar com colegas suas próprias experiências de vida.
Duas das oficinas oferecidas neste semestre trabalharão com a escrita criativa, e outra com arte têxtil. Todas são ministradas pela professora Maria Isabel Porazza Mendes, com ampla experiência na área – inclusive no Exterior – e dispensam pré-requisitos: basta a vontade de aprender.
A primeira, que acontecerá às segundas-feiras, das 14h às 16h, é Escrevendo Narrativas Curtas, a única ainda em formato EaD – aulas síncronas em tempo real. Nela, serão exploradas formas de narrativas que não se encaixam em gêneros como romance, conto ou crônica: as short histories (histórias curtas) ao estilo de Carlos Drummond de Andrade, do gaúcho João Gilberto Noll, entre outros autores. Narrativas breves, palavras e diferentes formatos nortearão os encontros que serão movimentadíssimos.
Laboratório de Escrita Criativa, às terças-feiras, das 14h às 16h, desenvolverá “de forma aberta” contos e narrativas de ficção. É uma oficina presencial ideal para as pessoas exercitarem a imaginação e a criatividade. “Flash back, diálogo, vozes dos personagens; o tempo na narrativa, espaço, descrição. São conceitos comuns na escrita de um conto, mas que são desenvolvidos de forma dinâmica”, diz a professora.
Já a oficina Fios e Tramas: Arte Têxtil, com aulas às quartas-feiras, das 14h às 16h, também será presencial. “Aprenderemos técnicas diferentes usando lãs, fotografias, fios naturais, tecidos e papel. Este semestre, a proposta é trabalhar com fotografias aplicadas sobre o pano, com criação de personagens e situações. Não é preciso saber bordar, pois tudo se aprende nas aulas”, garante Bel Porazza.
Matrículas, rematrículas e mais informações diretamente na UCS Hortênsias pelo WhatsApp: (54) 9 9712.8139 ou pelo e-mail [email protected].