Na madrugada de sexta-feira (21/04), a Brigada Militar prendeu três homens, autores do furto de um caminhão no bairro Carniel em Gramado. Após o crime, o caminhão foi abordado pelos Policiais Militares em Parobé. Na mesma ação os Policiais Militares ainda abordaram um carro, com outros dois criminosos, que atuavam como batedores, para possível presença de barreiras. O trio também é responsável por outros três furtos de caminhões, outros dois em Gramado e um em Igrejinha.
Na madrugada, por volta da 01h50, a Brigada Militar de Gramado foi informada, via 190, sobre o furto de um caminhão na Rua Cerro Largo, no bairro Carniel, que estava estacionado em frente a uma empresa, em via pública. O comunicante relatou que os criminosos seriam três homens. O caminhão teria permanecido por 10 minutos, ligado e parado, possivelmente para que o tanque de ar do freio fosse completado. O caminhão seria um munck, equipamento avaliado em torno de R$ 100.000,00, fora o valor do caminhão.
Rapidamente foi realizado contato com as guarnições dos municípios da região. A guarnição da BM de Taquara abordou o caminhão furtado que seguia na RS 239, em Parobé. Na direção estava o um indivíduo de 28 anos. Ele confessou que furtou o veículo em Gramado e que o levaria para São Leopoldo.
Quase ao mesmo tempo, outra guarnição abordou o veículo Classic, placas de Igrejinha, que já era de conhecimento ter participado de outros furtos de caminhões na região. O veículo era utilizado para ir até o local do furto e depois realizava o serviço de “batedor”, informando sobre a presença de polícia no deslocamento para a região metropolitana. No veículo estavam dois homens de 26 e 27 anos.
Os três autores, moradores de Taquara, foram presos em flagrantes e encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram até a noite de sábado, quando saíram e responderão em liberdade.
Além do furto do caminhão, os criminosos são responsáveis pelo furto de outros três caminhões, dois em Gramado, no Bairro Várzea Grande (ocorridos nos dias 10 e 17 de abril); e outro em Igrejinha, no Bairro Vila Nova, (ocorrido no dia 11, também deste mês).