A direção da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), em conjunto com a Prefeitura de Gramado, anunciou, em entrevista coletiva na manhã dessa quinta-feira (12), a venda do Hospital Arcanjo São Miguel, complexo hospitalar que pertencia à Sefas e vinha sendo gestado pela prefeitura desde 2016. A instituição de saúde foi adquirida pelo grupo Seferin & Coelho que é uma holding com ampla experiência em gestão de empreendimentos e serviços voltados ao bem-estar e à saúde. O valor do negócio não foi divulgado em função das cláusulas de confidencialidade entre as partes envolvidas. As negociações começaram ainda no ano passado, e o acordo foi efetivado no começo deste mês.
O hospital está sob intervenção municipal desde 2016, uma vez que a Sefas, proprietária do prédio, passava por um momento delicado em função de ter feito grandes investimentos na estrutura. Diante disso, a Sefas encontrou dificuldades em manter com excelência o serviço, que funcionava com 50% dos atendimentos pelo SUS e outros 50% particular e convênios. “Realizamos diversas reuniões com o prefeito a fim de dar sequência à missão franciscana em Gramado. O objetivo é efetivar a venda e repassar a gestão a esse grupo que tem expertise na área. Temos a certeza que seguirá prestando o atendimento com a qualidade que a comunidade local merece”, afirma a presidente da Sefas, irmã Acélia Schwengber.
O processo de transição no comando do Hospital Arcanjo São Miguel, entre o atual gestor, Prefeitura e o novo grupo, ocorrerá de forma planejada e gradual. Conforme a Prefeitura de Gramado, a novidade não terá reflexos nos serviços prestados à comunidade, nas modalidades do Sistema Único de Saúde (SUS), particular ou por convênio. Também não haverá prejuízo aos funcionários, que serão preservados. “Chegamos como parceiros comprometidos em entregar para a comunidade de Gramado e região um serviço de excelência que atendam todas as necessidades de saúde”, afirma o sócio-diretor, Claudio Seferin.
O planejamento de ações inclui um estudo de diagnóstico para a identificação de áreas a serem aperfeiçoadas de acordo com as demandas e necessidades específicas da região. O hospital possui 100 leitos com atendimentos em diversas especialidades e possui UTI, é o único de Gramado e referência para 20 municípios da Região das Hortênsias.“Essa mudança consolidará o nosso plano de tornar Gramado e região um polo de referência em saúde, apto a atender a comunidade e todos os turistas que precisarem do nosso atendimento”, afirma o prefeito Nestor Tissot.
Estutura Hospitalar
• Unidade de Terapia Intensiva – 10 leitos;
• Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 – 8 leitos;
• Internação clínica – 41 leitos;
• Internação Cirúrgica – 33 leitos;
• Internação Pediátrica – 8 leitos;
• Total de 100 leitos
• Bloco cirúrgico com 4 salas;
• 10 leitos de recuperação anestésica
Sobre a Sefas
A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) foi fundada há 21 anos e é composta por religiosas da Congregação das Irmãs da Penitência e Caridade Cristã. Possui mais de 700 colaboradores, em Santa Maria e São Paulo das Missões, com os quais compartilha o espírito franciscano ao atender, com comprometimento e dedicação, os cerca de mil pacientes que passam diariamente por seus três hospitais e duas clínicas, usufruindo de mais de 25 mil atendimentos por mês. Hoje, a Sefas gerencia o Hospital de Caridade São Paulo, em São Paulo das Missões, e em Santa Maria, o Hospital Casa de Saúde, juntamente com a UPA, o Hospital São Francisco de Assis, a Clínica Sefas e o Centro de Reabilitação Física.