Secretaria Municipal do Meio Ambiente lança Plano de Arborização Urbana

46
Foto: Divulgação

A arborização de uma cidade compreende todo conjunto vegetal de porte arbóreo presente nas ruas, avenidas, parques, praças, áreas livres e particulares. Tais como os demais serviços de infraestrutura como saneamento básico, abastecimento de água, pavimentação, entre outros, a vegetação urbana também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Pensando nesse tema, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira, dia 12, o Plano de Arborização Urbana. Para a elaboração do projeto foi levado em consideração todo o histórico de ocupação do município, principalmente, as referências à sua colonização e a identidade visual responsável por caracterizar a cidade. Neste ponto, a arborização urbana de Gramado sempre esteve voltada para a criação de uma identidade visual que remetesse a países europeus, com a utilização em grande quantidade de espécies exóticas.

Publicidade

Gramado, por ser o segundo maior destino turístico do país, recebendo cerca de 6 milhões de turistas por ano, tem o diferencial e o foco na sua apresentação, ou seja, na aparência de suas construções, e a arborização tem seguido um padrão de utilizar determinadas espécies, que realcem a imagem e se integrem com a arquitetura local. Sendo assim, para conhecer a arborização urbana foi necessária avaliação através de inventário, para se obter a composição, os principais problemas de cada espécie e fornecer informações para novos plantios e para adequação das práticas de manejo.

Publicidade

Em sua essência, o Plano de Arborização Urbana, buscou identificar problemas passíveis de redefinição das diretrizes de manejo, e de posse das informações desenvolver programas de educação ambiental com apoio da população.

O Projeto de Lei para definição das diretrizes de manejo, bem como sanções para descumprimentos das determinações do Plano de Arborização será protocolado na Procuradoria-Geral Municipal para avaliação e posterior envio à Câmara de Vereadores.