14.6 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeSecretaria divulga ações realizadas pelo CREAS

Secretaria divulga ações realizadas pelo CREAS

Publicidade

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) atendeu, em 2019, cerca de 90 pessoas em situação de rua, realizando mais de 170 abordagens sociais. Em janeiro deste ano, já foram atendidas 10 pessoas e realizadas 18 abordagens sociais.

O trabalho realizado pela equipe do CREAS busca garantir atenção às necessidades das pessoas atendidas, desenvolvendo ações de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com o usuário, incluindo-os, quando necessário, na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, sempre com o objetivo de garantir os direitos básicos de qualquer cidadão.

Publicidade

A secretária de Cidadania e Assistência Social de Gramado, Ana Lovatto Sartori, destaca que a comunidade de Gramado é sempre prestativa e sensível à situação de rua e pede colaboração e paciência de todos.

Publicidade

“Pedimos compreensão e que a comunidade continue colaborando com nosso trabalho, principalmente em casos que possam persistir por um período maior. Em alguns casos, o cidadão deseja continuar na situação de rua e não usamos nenhum tipo de força ou outros meios que possam denegrir um ser humano”, afirma.

Nos acolhimentos realizados são ofertados os serviços disponíveis no Município, que conta com um convênio para abrigamento temporário e disponibiliza passagem de ônibus intermunicipal. Através do convênio do Programa Bom Samaritano no CRERH, foi utilizado 1.150 pernoites, entre 2017 e 2019, para pessoas em situação de rua.

Segundo a secretária, o Município teve dois casos de cidadãos que permaneceram por 6 meses acolhidos até finalizar atendimento. Um dos atendimentos realizados conduziu o cidadão até São Paulo, onde estava à sua família que o procurava por mais de 20 anos.

ABORDAGEM SOCIAL


Identificar famílias e pessoas com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições;
Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais;
Promover ações para reintegrar o usuário do Serviço à família e à comunidade;
Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias;
O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

CAUSAS ECONÔMICAS E SOCIAIS


A secretária de Cidadania e Assistência Social aponta questões econômicas que afetam o País como um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de pessoas em situação de rua, sendo que Gramado está entre os destinos de pessoas que buscam emprego e qualidade de vida. Porém, segundo Ana Lovatto, alguns não conseguem colocação no mercado de trabalho e acabam ficando nas ruas.

Existem outros fatores que influenciam para que as pessoas fiquem em situação de rua como o abandono da família, situações de violência doméstica, o consumo de álcool e drogas.

O CREAS fica à disposição pelos números (54) 9 8406 2944, (54) 3286 4349 e Plantão Assistência Social: (54) 984080010.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.