Ainda desgastados pelo momento pós-pandemia, os servidores da Secretaria de Saúde de Canela não baixam a guarda e seguem se esmerando para oferecer um bom atendimento à população. Prova disso é o balanço geral com números de todos os procedimentos realizados pelas equipes de saúde ao longo do mês de março, que totalizam quase 27 mil atendimentos aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. Os dados estão no relatório de atendimentos ambulatoriais da Secretaria de Saúde, envolvendo todas as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas Dr. Pedro Sander, o CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial, o SAE – Serviço de Atendimento Especializado e a Unidade Móvel de Saúde que percorre localidades do interior.
O secretário de Saúde de Canela, Leandro Gralha, afirma que acompanha diariamente o trabalho das equipes e garante que Canela presta serviços de qualidade. “Trabalhei 16 anos no transporte da saúde e conheço a realidade de muitos municípios. O atendimento aqui em Canela é muito bom e nossos servidores estão de parabéns”, afirma o secretário, ressaltando que busca sempre o diálogo com os cerca de 200 servidores da pasta. “Estou sendo muito presente, já visitei todas as UBS’s e departamentos desde que assumi o cargo. A saúde de Canela é muito boa, seja por estrutura e equipamentos ou pela qualidade dos profissionais”, avalia Leandro Gralha.
ATENÇÃO E ACOLHIMENTO
A UBS que registrou maior procura da população por serviços é a Central, com 7.100 atendimentos em março, seguida pela UBS do Canelinha com 6.576 atendimentos no último mês. Conforme o secretário, o primeiro atendimento é de extrema importância para o bem-estar do paciente. “Os usuários necessitam de atenção no momento da doença e um bom acolhimento é fundamental. É preciso ter empatia, ter coração para receber as pessoas. E a maioria dos servidores da saúde de Canela tem essa vocação”, finaliza Leandro Gralha.
Número de atendimentos:
UBS Central – 7.100
UBS Canelinha – 6.576
UBS Santa Marta – 4.068
UBS São Luiz – 2.825
UBS Leodoro de Azevedo – 2.590
Centro de Especialidades Médicas – 1.961
CAPS – 1.037
SAE – 662
Unidade Móvel no Interior – 123
* TOTAL – 26.942
Foto: Rita Souza