17 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeSecretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e tratamento do HIV

Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e tratamento do HIV

Publicidade

Campanha Dezembro Vermelho de 2021 tem como tema: ‘Diga não ao preconceito! Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada’.

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e tratamento da Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, alinhada a campanha do Ministério da Saúde Dezembro Vermelho de 2021, que tem como tema ‘Diga não ao preconceito! Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada’. Diversos serviços são oferecidos ao longo de todo ano pela Secretaria de Saúde como o fornecimento gratuito de preservativos em todas as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde e no Hospital de Caridade de Canela (HCC), além de testes de HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como Sífilis e Hepatites B e C.

O tratamento por meio de medicamentos da Profilaxia (Pós-Exposição/PEP e Pré-Exposição/PrEP) também é disponibilizado pela Prefeitura. A enfermeira Caline Bianchi Andrade, coordenadora do SAE Hortênsias – Serviço de Atenção Especializada, ressalta a importância do diagnóstico e do tratamento adequado do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). “Muitas vezes as pessoas por medo e preconceito não procuram as UBS’s para fazer o teste de detecção. A doença não tem cura, mas pode ser tratada quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle do HIV/Aidas”, explica Caline.

Publicidade

Os serviços para o tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis são disponibilizados no SAE Hortênsias que funciona no antigo prédio do Centro Materno Infantil, agora denominado como Centro de Especialidades (Rua João Pessoa, nº 104, Centro). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (54) 3282-5174, no Instagram @saecanela e no Facebook @SaeHortênsias.

Publicidade

PALESTRAS EM EMPRESA

Dentro das ações da campanha ‘Dezembro Vermelho’, na última quinta-feira (2), a enfermeira Caline Andrade, acompanhada pelas agentes de saúde Tatiana Macedo e Lucimara de Moraes e pela técnica em enfermagem Jaqueline Spall, da UBS Canelinha, estiveram na empresa Dauper. Na ocasião, as profissionais da saúde ministraram palestras para as equipes de colaboradores e também disponibilizaram testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. “Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, sendo que fornecem o resultado em no máximo 15 minutos. Procure uma Unidade de Saúde próxima da sua casa e faça o teste”, comenta a secretária de Saúde, Patrícia Valle.

CATEDRAL DE PEDRA EM VERMELHO

Nos dias 20 e 21 deste mês a Catedral de Pedra ganhará iluminação vermelha como forma de lembrar e fortalecer a luta contra o HIV/Aids. Dezembro é o mês mundial da mobilização contra o vírus e a doença.

O QUE É PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP)?

Tratamento para pessoas que tiveram exposição sexual consentida ou por violência sexual, além de pessoas que foram expostas a materiais perfurocortantes contaminados. Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível (preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas).

O QUE É PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP)?

Tratamento voltado para pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção, como parceiros de pessoas contaminadas com HIV, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, indivíduos com episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis, pessoas trans, pessoas que fazem relações sexuais sem proteção. Consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia mostrou-se eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do HIV.

PREVENÇÃO

Dentro do conjunto de ferramentas da prevenção combinada, inserem-se também: testagem para o HIV; Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); uso regular de preservativos; diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis (IST); redução de danos; gerenciamento de vulnerabilidades; supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral; imunizações.

Fotos: Divulgação

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (27), um homem acusado de manter a própria esposa em cárcere privado e agredi-la verbal e fisicamente. Após acionados pela própria vítima por telefone, policiais civis deslocaram-se à residência...
Canela, conhecida por suas belezas naturais, está se preparando para receber moradores e turistas com uma programação especial para este feriadão de Páscoa. Os visitantes serão recebidos por uma encantadora decoração nas principais ruas da cidade.Com atrações para todas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.