A Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informa que a partir da próxima terça-feira (25), terá início uma ação com o objetivo de disponibilizar a vacina contra a gripe (Influenza) nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão entrando em contato com as instituições de ensino, conforme zoneamento da cidade, para informar a data que cada escola será visitada.
A imunização das crianças ocorrerá sempre no final de cada turno, sendo obrigatório a presença dos pais ou responsáveis, além da apresentação da caderneta de vacinação do aluno. Conforme o secretário de Saúde, Leandro Gralha, este trabalho de vacinação nas escolas deve seguir até segunda semana de maio. “Contamos com a colaboração e o engajamento dos pais e responsáveis”, frisa Gralha.
TURNO ESTENDIDO NA UBS CENTRAL
Para ampliar a oportunidade de imunização, a Secretaria de Saúde de Canela oferecerá duas datas com horário estendido na UBS Central para vacinação dos pequenos. Nos dias 2 (terça) e 4 (quinta) de maio uma equipe estará à disposição na UBS Central, das 17h às 19h, aplicando doses da vacina contra a gripe. “Nossa intenção é facilitar o acesso as vacinas, principalmente para aqueles pais que possuem dificuldade em se deslocar em outros horários por motivos de trabalho”, destaca o secretário Leandro Gralha.
DIA D SERÁ NO SÁBADO, 6 DE MAIO
Em Canela, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontecerá no próximo dia 6 de maio, um sábado. Nesta data todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 16h, ofertando doses da vacina.
PÚBLICOS PRIORITÁRIOS
Nesta primeira etapa a vacina está disponível para os seguintes públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais; crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; gestantes ou puérperas; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários; forças armadas de segurança e salvamento; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.