Nesta terça-feira (14) a forte chuva e o vento causaram alguns transtornos em Gramado. Foram registrados alagamentos em ruas da região central e de bairros como Floresta, Dutra e Moura. Segundo o INMET, foram 81,0 mm de chuva que também causaram queda de árvore e alguns destelhamentos. A Defesa Civil de Gramado atendeu oito ocorrências e segue atuando nesta quarta-feira (15) para conter os estragos. O Corpo de Bombeiros também atuou na ação, que teve apoio da Secretaria de Trânsito.
Para impedir que as águas causassem prejuízos, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciaram rapidamente os atendimentos buscando encontrar soluções para o escoamento da chuva. Porém o entupimento de bocas de lobo foram causados pelo descarte irregular de materiais de construção, lixo verde, lixos em geral, e, principalmente gordura despejada diretamente na tubulação pluvial.
“Periodicamente, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realiza manutenção em todas as bocas de lobo do município, porém a chuva que ocorreu ontem teve um grande volume em muito pouco tempo. Mas reforçamos que a comunidade deve fazer a sua parte no descarte adequado do lixo para que possamos garantir uma Gramado limpa por muitos e muitos anos”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rafael Ronsoni.