Aconteceu na última segunda-feira (28) um Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, na Várzea Grande. Participaram servidores da Secretaria da Saúde, do Hospital Arcanjo São Miguel, de órgãos de segurança do município de Gramado e alunos e professores da ACM.
O método utilizado foi o START (Simple Triage and Rapid Treatment), que é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Através de perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre por cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.
O simulado teve por objetivo integrar e testar as habilidades das equipes de emergência em abordar a vítima e reconhecer as lesões. Também foram avaliadas as atitudes e condutas frente ao desafio. “Foi um momento muito importante que trouxe novos conhecimentos para os profissionais que atuam na área da saúde pública em Gramado. A gestão Nestor e Luia taraba para qualificar as equipes e oferecer segurança à comunidade gramadense”, destaca o secretária da Saúde, Jeferson Moschen.