Com exposição de trabalhos escolares, apresentações musicais e palestras, o encerramento do Mês da Consciência Negra aconteceu nesta sexta-feira (2), no campus Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul – UCS.
O evento contou com quatro painéis voltados à temática africana, indígena e brasileira. As palestras aconteceram sob intermédio de profissionais da área da educação. Além disso, os estudantes da rede apresentaram números musicais e de capoeira.
Durante todo o período do mês de novembro, as salas de aula da rede municipal se voltaram ao estudo da cultura Afro-indígena do Brasil. Os estudantes se empenharam a apresentar todo conhecimento nesse período, em desenhos, trabalhos voltados à história e a cultura geral dos povos originários do país.
A secretária de educação do município, Janete Santos, fala a respeito da importância do ensino e a valorização da história das raízes brasileiras. “Trabalhar a diversidade cultural diminui as diferenças e fomenta o respeito dentro e fora da escola. Muitas vezes esquecemos de onde viemos e agora, o nosso currículo escolar propõe um trabalho bem completo nessa área”, diz.
Foto: Clauber Maciel