10.2 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraSecretaria da Educação esclarece sobre situação de escolas de ensino infantil particulares

Secretaria da Educação esclarece sobre situação de escolas de ensino infantil particulares

Publicidade

A Secretaria Municipal da Educação de Gramado, em virtude de questionamentos sobre a situação de repasses para escolas particulares de ensino infantil, vem a público esclarecer que:

O município de Gramado, atendendo ao elevado número de crianças na lista de espera da Educação Infantil, foi pioneiro na modalidade de atendimento a esta demanda. Através de Chamamento Público, desde 2017 passou a comprar vagas existentes nas escolas particulares. Atualmente possui vínculo com três escolas do município: Picorruchos Recreação e Educação Infantil Ltda, Escola de Educação Básica Ninho e Pintando o Sete Educação Infantil Ltda.

Publicidade

As atividades presenciais nas escolas da rede municipal de ensino foram suspensas no dia 20 de março, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19). Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Educação necessitou atender a orientação do Tribunal de Contas do Estado que, através da Famurs, apresentou o “Boletim Informativo Covid-19”, onde a publicação contempla diretrizes para gestores municipais. Este documento orienta a suspensão dos contratos de prestação de serviços em geral, e entre eles, com as escolas de Educação Infantil das quais compra vagas.

Publicidade

A situação econômica das escolas desde o início foi pauta de reuniões entre a Secretaria da Educação e as diretorias das instituições, estudos com a Procuradoria do município e também, recomendação e orientação do Ministério Público para a busca de uma solução legal para manter o auxílio financeiro, que garantisse o custo fixo da escola para a manutenção do contrato/serviço quando do retorno das atividades presenciais.

Desta forma, conforme orientação do MP e da Procuradoria, está em fase de finalização um aditivo do contrato com as escolas, que deve ser assinado na tarde desta quinta-feira, dia 16. Aditivo esse que mantém o repasse de um recurso financeiro, seguindo os seguintes critérios: número de alunos / faixa etária / custo professor para atender.

Ressaltamos que a Secretaria de Educação sempre manteve o diálogo com as escolas e o reconhecimento e valorização do trabalho realizado por elas. Sempre trabalhamos na busca incessante de uma solução jurídica e viável economicamente para apoiar as escolas de educação infantil parceiras no atendimento às crianças no município de Gramado.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.