11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraSeca afeta Gramado e Prefeitura decreta situação de emergência

Seca afeta Gramado e Prefeitura decreta situação de emergência

Publicidade

O prefeito Nestor Tissot decretou nesta terça-feira (04), por meio do decreto, situação de emergência devido à estiagem, ocasionada pela redução das chuvas, o que provocou danos e prejuízos aos agricultores, comprometendo também as reservas hídricas das famílias do interior, resultando também em significativos prejuízos econômicos, principalmente no setor agrícola. As perdas ultrapassam 50% da produção e prejuízos atingem R$ 4,5 milhões

De acordo com a Emater, Gramado possui histórico de precipitação entre 1.800 e 2.000 milímetros anuais, com boa distribuição entre as estações, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período em questão, novembro e dezembro, em anos de precipitação normal, acumularia entre 300 e 333 milímetros. Nos últimos dois meses do ano, acumulou 167 milímetros, ou seja, a metade do volume esperado.

Publicidade

No estudo entregue à Prefeitura, a Emater aponta que, a falta de chuva afeta principalmente as plantações de milho e feijão, a fruticultura, a produção de hortaliças e a produção de leite e as agroindústrias de origem vegetal. Na sua maioria, as famílias contabilizam perdas entre 30% e 50%. Com base nas informações coletadas pela Emater, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, os prejuízos contabilizados até 29 de dezembro somam R$ 4.251.760,00.

Publicidade

O prefeito lamenta as perdas e já montou uma força-tarefa para garantir o abastecimento das propriedades através de caminhões-pipa. “Atualmente são três caminhões fornecendo água para as famílias, com o decreto pretendemos ampliar ainda mais o fornecimento. Estamos trabalhando meios legais e com curto espaço de tempo para auxiliar os agricultores. É triste demais ver nossos produtores escolhendo quais culturas serão salvas e quais terão a irrigação interrompida”, disse.

Para o secretário interino de Agricultura, Rafael Ronsoni, “o interior está atravessando uma seca rigorosa, que está afetando drasticamente a agricultura familiar e causando grandes prejuízos para os produtores. Importantíssimo o apoio e auxílio de todos neste momento, pois a cada hora a situação se agrava. É a pior seca da história de Gramado”, afirma.

A Prefeitura de Gramado está disponibilizando contatos telefônicos para garantir agilizar o atendimento das famílias rurais, através da Secretaria de Agricultura (54) 3286-7658, do coordenador das Agroindústrias, Eliézer Nascimento de Lima (54) 9 9612-6688, Plantão da Emater (54) 9 9913-4881 e da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Brezolin (54) 9 9968-1287.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.