Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes de diversas doenças, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu uma caravana de multivacinação em todas as escolas durante o mês de novembro. Ao todo, 700 doses foram aplicadas nos jovens que receberam autorização prévia dos pais.
O principal objetivo era imunizar os estudantes com idade entre 9 e 14 anos contra o HPV, onde 363 doses foram aplicadas. Também foram oferecidas vacinas contra meningite (163 aplicações), difteria e tétano (69 aplicações), febre amarela (95 aplicações), hepatite B (6 aplicações), tríplice viral (4 aplicações).
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, afirma que a ação foi muito positiva. “Sabemos que os pais trabalham e acabam não conseguindo levar seus filhos até uma sala de vacinação e por isso fomos até as escolas. Tivemos um ótimo resultado e faremos mais ações como essa no próximo ano”, afirma.
É importante ressaltar que os meninos de 9 anos que ainda não fizeram a dose 1 contra HPV podem ir até a sala de vacinação para receber o imunizante, assim como todas as crianças e adolescentes de 11 a 14 anos que ainda não receberam a vacina ACWY contra meningite.