15.4 C
Canela
domingo, junho 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoSão Francisco de Paula recebe especialistas para avaliar áreas afetadas pelas chuvas...

São Francisco de Paula recebe especialistas para avaliar áreas afetadas pelas chuvas no Salto

Publicidade

SÃO FRANCISCO DE PAULA – Nesta terça-feira (4), pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estiveram em São Francisco de Paula para realizar avaliação técnica pós-desastres na localidade do Salto. A visita tem como objetivo analisar os processos geológicos e hidrológicos decorrentes das recentes chuvas intensas e avaliar a existência de outras áreas com instabilidade geológico-geotécnica, sujeitas a alagamentos, deslizamentos e outros movimentos de massa.

A partir das informações coletadas, a empresa deve elaborar nos próximos dias relatórios técnicos da região, com dados sobre os riscos geológicos e as áreas mais suscetíveis a desastres naturais. Esses relatórios servirão de base para a elaboração de planos de prevenção, mitigação e resposta a desastres, com o objetivo de garantir a segurança da população. A estimativa é de que o documento esteja pronto até a próxima segunda-feira (10).

Publicidade

O Coordenador da Defesa Civil do Município Tenente Rangel acompanhou a visita dos especialistas e reforçou a importância das ações em andamento para a segurança da população. “A avaliação dos técnicos do SGB, aliada às medidas já tomadas, contribui para um diagnóstico preciso da situação e para a implementação de ações preventivas eficazes”, afirmou o Tenente Rangel.

Publicidade

Município já realizou medidas para controle de rachaduras

Estudo preliminar realizado no dia 14 de maio pela empresa FGS Geotecnia, indicou as principais medidas de prevenção que o Município deve adotar de imediato. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade Michele Knob Koch, ações como realocar os moradores para locais seguros e o selamento das trincas existentes, para evitar a infiltração de água e a erosão do solo, já foram adotadas.

“A ideia é contratar um mapeamento topográfico mais detalhado da encosta, incluindo o registro de fissuras, trincas, nascentes e outras anomalias relacionadas à deformação do terreno. Esse mapeamento servirá como base para a elaboração de um plano de mitigação de riscos completo, garantindo a segurança dos moradores e a estabilidade da encosta”, destacou a Secretária.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - O atual administrador do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Aristides Feistler, recebeu a reportagem do Jornal Digital Canela para esclarecer dúvidas, relatar mudanças e melhorias que vêm sendo feitas na casa de saúde. “É sempre importante...
CANELA - Em uma iniciativa que visa promover a qualificação profissional no setor rural, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela - CIDICA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e o Sindicato...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.