O Saju (Serviço de Assistência Jurídica Gratuita), da UCS Hortênsias, registrou 204 atendimentos nos três primeiros meses deste semestre letivo. Foram 48, 80 e 76 as pessoas que, respectivamente em março, abril e maio, usufruíram dos serviços prestados por acadêmicos do bacharelado em Direito.
Segundo a professora e advogada dr.ª Daniela Miranda, o Saju é um apoio a pessoas economicamente vulneráveis, sem condições de arcar com advogados e custas processuais. “A maior parte dos casos diz respeito ao Direito de família, mas há demandas de usucapião, de interdição, de pagamento de pensão, entre outras”, exemplifica.
Ela e o coordenador do curso de Direito do campus, Guilherme Drago, orientam os acadêmicos no Saju quanto aos atendimentos e o cumprimento de prazos processuais. No período do levantamento, foram cumpridos 300.
Ao mesmo tempo em que serve como prática para os futuros graduados nas ciências jurídicas, o Saju é um braço de apoio às comunidades mais carentes de Canela e Gramado. “Sem esse apoio jurídico, as pessoas mais carentes teriam que se dirigir à Defensoria Pública, aumentando a demanda desse órgão”, comenta Daniela Miranda.
COMO ACESSAR O SAJU
Para ter acesso ao auxílio do Saju, a pessoa deve se dirigir ao campus das Hortênsias, em Canela, ou ao prédio da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, em Gramado. Ela terá atendimento restrito para expor seu caso, a fim de se dar andamento a todos os trâmites para a apresentação da ação judicial.
Mais informações pelo telefone (54) 3282.5200 ou pelo WhatsApp (54) 9 9941 8476.