Para festejar o mês Farroupilha, roteiro passa por 11 restaurantes, com pratos que celebram a cultura e revisitam a tradição campeira em adaptações criativas.
Não existe jeito melhor de celebrar a tradição do que através da comida. Em comemoração ao mês farroupilha, São Francisco de Paula apresenta o Roteiro Gastronômico Farroupilha. O evento acontece de 7 de setembro a 1 de outubro e leva o turista em uma viagem pela culinária gaúcha e pela tradição campeira, passando por revisitações modernas e pelo tradicional, em 11 restaurantes e cafés tradicionais da cidade. Ingredientes locais como o charque, a linguiça e o queijo serrano são a grande estrela da programação.
Encontro entre a Itália e a Serra Gaúcha
A Don Giuseppe, já famosa pela pizza estilo napolitana com ingredientes italianos, apresenta este ano no Roteiro Farroupilha um encontro entre a Itália e a Serra Gaúcha. A massa leve, de longa fermentação, super areada ganha ingredientes selecionados de produtores locais como o charque, o queijo serrano e a linguiça. A inspiração bebe nas memórias afetivas de Camila Dalzoto e Pedro Ivo, que comandam a pizzaria.
“A nossa pegada é ousar em sabores autorais mantendo a qualidade de uma pizza italiana. Cada sabor conta um pouco da nossa história e se inspira nas referências de quem cresceu em São Chico. A Pizza Farroupilha é essa junção entre tradições e referências da nossa tradicional comida campeira com a excelência de uma pizza de altíssima qualidade”, afirma Camila Dalzoto.
Não é coincidência as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul estarem presentes na pizza: o amarelo do queijo, o verde do pimentão e o vermelho da linguiça foram pensados estrategicamente para trazer essas cores para a pizza.
Uma alternativa em meio à pandemia
O Roteiro Gastronômico Farroupilha busca misturar turismo e gastronomia gaúcha com destaque para os ingredientes locais sem um apego muito rígido com o tradicional. Vanessa Spindler, Secretária de Turismo desataca que a criação de roteiros gastronômicos para celebrar a nossa cultura foi uma maneira criativa que a administração pública encontrou de continuar fomentando o nosso turismo em meio à pandemia. “Devido ao sucesso, o evento teve sua continuidade garantida”, afirmou.
O turista poderá passear por 11 restaurantes e cafés e experimentar a comida dos Campos de Cima da Serra, seja a mais tradicional, seja uma versão mais moderna, que bebe na história e se reinventa pelos cantinhos de São Francisco de Paula.
Serviço:
Quando: de 07 de setembro a 1 de outubro
Onde: São Francisco de Paula – RS
Confira os restaurantes participantes:
Costelinha suína, quirera, feijão campeiro e couve crisp. | Parador Hampel
Charque acebolado com creme de milho, batata assada e arroz | Castelli
Carreteiro de costela defumada com pinhão | Faullia
Pizza Farroupilha com muçarela, charque, linguiça, pimentão, queijo serrano e cebola | Don Giuseppe
Pastel de massa caseira de carne de costela e queijo serrano | Doce Café
Caipirinha de erva mate | Arbóreo
Costela laqueada em cama de aligot de aipim com farofa de erva mate | Arbóreo
Ambrosia com queijo | Arbóreo
Paella de frutos do mar com queijo serrano | Terra e Mar
Risoto de charque com pimenta suave | Marcela’s Bistrô
Torta folhada de linguiça | Padaria e Cafeteria Big Pão
Prato Touro – Risoto de Charque com queijo Serrano | Zodíaco Bistrô
Tábua Campeira | Rancho da Amizade
Fonte: Departamento de Comunicação