Publicidade

Rotary Youth Exchange é um intercâmbio do Rotary Internacional que abre as portas do mundo para jovens de todas as nações. Com a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, conhecer uma nova cultura, um novo idioma, fazer novos amigos e frequentar aulas no distrito anfitrião por um ano, esses jovens abraçam o sonho de viajar para o exterior.

Há mais de 10 anos o Rotary Club de Canela encaminha e recebe  intercambistas de diversos lugares do mundo. Estes  jovens que têm entre 15 e 19 anos, no período de um ano, frequentam a escola e moram com diferentes famílias em ambientes seguros selecionados pelo Rotary.

Publicidade

As novas famílias desempenham um papel fundamental nesse processo, pois recebem não um jovem que está fazendo intercâmbio, mas sim um jovem que se tornará um membro da família. Essas famílias são responsáveis por promover aos estudantes segurança, bem-estar e um conhecimento aprofundado na cultura local.

Publicidade

Atualmente o Rotary Club de Canela tem como Oficial de Intercâmbio a companheira Jaciara Bonalume, que declarou: “o Intercâmbio de Jovens promove a paz por meio de cada participante. Além de ter a segurança do nome do Rotary, existem quatro D’s fundamentais a serem seguidos: no driving (não dirigir), no drinking (não beber), no dating (não namorar e no drugs (não usar drogas)”.

Jaciara revela que para o Rotary Club de Canela, que acaba de receber a Mexicana Alexia Díaz, é uma alegria retornar a um programa tão  importante, que esteve suspenso em função da pandemia. “Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo. Emoção para quem vai e para quem chega para o melhor ano de suas vidas”, completa Jaciara.

O Rotary Club de Canela também proporcionou a mais dois jovens essa oportunidade, pois o João Pedro Drechsler Pinto encontra-se no México e a Sophia Louise Port recém desembarcou na Alemanha.

A Conselheira dos intercambistas aqui no  RC de Canela, Sheila Bertoluci, ressalta que eles são acompanhados durante os 12 meses de permanência na cidade. “Essa monitoria dá suporte para os jovens e também ajuda a tranquilizar as famílias, pois os pais sabem que seus filhos estarão muito bem assistidos”.

Se você tem interesse em saber mais sobre intercâmbios, procure o Rotary Club de Canela.

Publicidade