19.5 C
Canela
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraRisco de deslizamento de terra mantém interdição da estrada da Linha São...

Risco de deslizamento de terra mantém interdição da estrada da Linha São Roque

Publicidade

O risco de deslizamento de um volume de terra em uma área equivalente a 1,8 hectares torna impossível uma previsão para liberação do tráfego na estrada da Linha São Roque, interior do município. Ela está fechada desde a noite do dia 8 deste mês, quando foram constatadas fissuras no solo em decorrência da grande quantidade de chuva na semana passada. Uma residência também foi interditada e a família realocada em outro local. A estrada foi interditada nos dois sentidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.

A avaliação da situação do solo foi feita pelo geólogo Paulo Roberto Schneider Stahnke, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a pedido da Defesa Civil de Gramado. Uma análise realizada no último dia 9 indicou a ocorrência de fissuras na estrada e em uma propriedade rural. Inclusive a residência teve uma leve inclinação e “fraturamento” no alicerce. “Essa inclinação da casa pode ser indício de que a área está sofrendo processo rotacional da camada de solo, sobre o substrato rochoso”, descreve o geólogo em seu relatório. E este processo rotacional indica que existe a possibilidade deslocamento/deslizamento de grande volume de terra que está assentada sobre esta rocha, atingindo a parte mais baixa.

Publicidade

Recomendações

No relatório, o geólogo frisa que a área encontra-se bastante desestabilizada e os indícios apresentados em menos de 24 horas demonstram o risco iminente de desabamento de uma área de aproximadamente 1,8 hectares. Além da retirada das pessoas e animais da área afetada, o relatório recomenda que os moradores das proximidades devem ser alertados de que uma eventual ocorrência de fissuras ou rebaixamento do solo em suas propriedades, deverão deixar a área e comunicar a Defesa Civil destes fatos.

Publicidade

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Jeferson Lodéa foi reeleito patrão do CTG Querência em Assembleia realizada na noite do último dia 15, reforçando sua liderança na entidade.CANELA - A eleição marca sua terceira gestão à frente da entidade, um testemunho claro de sua...
CANELA - O vereador Jerônimo Terra Rolim foi recebido pelo delegado de polícia titular de Canela, Vladimir Medeiros, para conhecer as obras realizadas na sede da delegacia. Rolim conheceu os novos dormitórios o novo salão de encontros, a reforma...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.