Reunião para debater a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa

0
82
Publicidade

O Conselho Municipal do Idoso promove na segunda-feira (13.6), às 14h, na UCS Hortênsias, uma reunião para debater a Rede de Proteção e Defesa com Direitos Violados da Pessoa Idosa e Semana do Idoso 2022.

A presidente do conselho Tânia Aguiar convida os representantes de entidades a participarem da iniciativa que tem como objetivo uma reflexão sobre a necessidade de parcerias, visando à efetivação de políticas públicas para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15 de junho é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.

O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Nessa perspectiva, a presidente do Conselho Municipal Tânia Aguiar quer que esse encontro do dia 13.6 seja o início de um trabalho efetivo sendo necessário criar campanhas educativas visando preparar as gerações mais novas para tratar e respeitar os direitos do idoso. “Esse é um dos caminhos para assegurar ao grupo um envelhecimento proveitoso e justo”, pontuou.

Publicidade