A grande maioria das oficinas do programa UCS Sênior, do Campus Universitário da Região das Hortênsias, prepara o retorno às atividades presenciais neste semestre. Duas das opções presenciais são Memória Afiada e Vida em Movimento, ministradas pela professora Marina Susin Siota.
Vida em Movimento surgiu diante da preocupação da professora com a necessidade de os estudantes manterem-se ativos mesmo com as restrições exigidas pelos protocolos contra a covid-19. A oficina será ofertada às segundas-feiras, das 17h às 18h15, a partir de 7 de março.
Já Memória Afiada, às terças-feiras, das 14h às 16h,terá seus encontros iniciando-se em 8 de março. Um dos primeiros cursos voltado ao público sênior do campus, explora os processos cognitivos sob o enfoque das neurociências. Nas aulas, os participantes realizam atividades individuais e em grupo, sempre com o objetivo de trabalhar a memória.
Para a professora Marina, conduzir as aulas nos semestres anteriores, de forma on-line síncrona, representou não só um desafio como uma possibilidade de trabalhar a criatividade via inclusão digital. “Subitamente precisei repensar, reorganizar e readequar os planos de aula, as dinâmicas e as ferramentas. Com o passar do tempo, tudo foi evoluindo de uma maneira diferente e desafiadora, porém produtiva e muito satisfatória. Agradeço aos meus alunos que aceitaram esse desafio junto comigo”, comenta.
O campus está com matrículas e rematrículas abertas para as oficinas pelos telefones/WhatsApp (54) 9 9909 2623 e 9 9941 8476. Também há vagas para Fios e Tramas: Arte Têxtil, Laboratório de Escrita Criativa; Fotografia Digital, Linguagem e Cultura Inglesa, além de Tecnologias Digitais. Todas essas serão presenciais este semestre, com exceção de Escrevendo Narrativas Curtas, que manterá seus encontros síncronos (professor e estudantes on-line, ao vivo).