Qual é a sua pedra de ajuda?

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”   

1 Samuel 7.12

Prezado Leitor,

O texto bíblico em apreço nesta semana faz referência  a um acontecimento em que  os filisteus derrotaram os hebreus próximo a uma aldeia chamada Ebenézer, que significa ” pedra de ajuda“. O Senhor não pôde ser “pedra de ajuda” para o seu povo porque estavam agindo sem fé e de forma desobediente. Entretanto, depois de algum tempo em que houve arrependimento sincero, Deus pôde atuar como  “pedra de ajuda” para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre o inimigo. E por isso o profeta Samuel declarou: “até aqui nos ajudou o Senhor”. Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa “pedra de ajuda”.

Para nossa reflexão, gostaria de lhe perguntar: “quem é sua pedra de ajuda”? A quem você normalmente recorre quando se sente abatido, desmotivado e sem esperanças? Normalmente, desabafamos nossas decepções e problemas a colegas, amigos e familiares. Não fazemos muita acepção nem usamos do nosso discernimento sobre o quê e para quem falamos. Acabamos criando situações embaraçosas e nos expondo de forma lamentável.

Não estou dizendo que não devemos confidenciar nossos problemas e inquietações àqueles que amamos e depositamos nossa confiança. Mas é necessário ter discernimento apurado para não pedir conselhos, algumas das vezes, a quem não nos quer bem ou não tem condições de nos ajudar. 

O problema maior ainda é que, por não ter intimidade, muitas pessoas não apresentam seus problemas ao seu Criador! Não oram, não têm fé, não buscam a presença de Deus. Quando os hebreus, comandados por Samuel, se arrependeram dos seus maus caminhos e voltaram a centrar sua fé em Deus, Ele próprio se encarregou de vencer a batalha a favor deles! Como está escrito no livro de Isaías, capítulo 55: “buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Volte seu coração ao Senhor. Desenvolva um relacionamento com Ele. Busque Seus sábios conselhos. Ele é sua verdadeira e única pedra de ajuda!Não crie situações que geram “pedras de tropeço”em sua vida. Volte seus caminhos ao Todo-Poderoso!  

Fale com o colunista