13.3 C
Canela
domingo, abril 28, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaProjeto busca a reconstrução da memória do universo ferroviário em Gramado

Projeto busca a reconstrução da memória do universo ferroviário em Gramado

Publicidade

Gramado teve grande parte de sua história construída a partir dos trilhos do trem. Ao longo de 44 anos, de 1919 a 1963, o sino das estações ferroviárias, o apito e o barulho das marias-fumaça determinaram o ritmo de vida das pessoas da região. O projeto “Reconstrução da memória do universo ferroviário”, criado e desenvolvido pelos historiadores Wanderley Cavalcante, Alex Juarez Müller e Eduardo da Silva Weber (Grupo KARAHÁ – História e Cultura), revisado pela professora Lisiane Pinto dos Santos, é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, e objetiva reconstruir essa trajetória.

O projeto vai disponibilizar um livro digital (e-book) denominado “Gramado nos caminhos do Trem”, que servirá como guia para pesquisas sobre o tema na região. Também será oferecido um curso de Introdução à história ferroviária de Gramado na modalidade Educação a Distância (EAD), com carga horária de 40h e que contemplará exercícios, prova e certificado. Além disso, serão distribuídos folders educativos com infográficos nas escolas públicas do município, que também vão receber oficinas sobre o tema. Todas essas ações têm o objetivo de difundir amplamente esse conhecimento.

Publicidade

O projeto apresenta ainda uma proposta de ação concreta para debate junto às comunidades, às áreas da Educação, da Cultura, do Turismo e da Ação Social, aos setores público e privado: a concepção e construção de um SÍTIO FERROVIÁRIO para registro e tombamento desse patrimônio, reunindo edificações, pontos históricos, memórias afetivas, imagens e ações de pesquisas futuras sobre esse passado coletivo.

Publicidade

Assim, reconhecendo a memória ferroviária como marca fundamental da história da região, o projeto busca chamar a atenção para a urgência de se preservar a essência do patrimônio cultural do município como condição para seu desenvolvimento fincado em suas raízes.

Crédito: Ascom/PMG

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.