19.4 C
Canela
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoProfissionais de renome internacional formam os júris do Festival de Cinema

Profissionais de renome internacional formam os júris do Festival de Cinema

Publicidade

Um grupo de atrizes, atores, diretores, produtores e críticos compõem os diferentes júris das mostras competitivas do Festival de Gramado este ano. O júri dos Longas Brasileiros é composto pelo ator e diretor Caco Ciocler, pelo roteirista e diretor Jeferson De,  pela atriz e roteirista Karine Telles, pelo pós-produtor Kiko Ferraz e pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo, que na noite da última quarta-feira, 16, foi eleita a presidenta do júri. 

A multipremiada diretora e roteirista carioca já foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo, como o média-metragem “Rainha” (2016), que ganhou mais de 20 prêmios. “Acho que essa eleição aponta claramente para uma mudança definitiva de paradigmas sobre o fazer cinema no Brasil. Aponta para um caminho novo e sem volta sobre os olhares e decisões nesse setor que durante um século apagou tantas narrativas, carreiras e possibilidades de um fazer cinema democrático. Portanto, ser uma mulher negra na presidência do júri do festival de cinema mais tradicional do Brasil tem o significado do espírito do tempo do mundo atual; diverso e incluso. Nós, mulheres e homens negros, somos a maioria absoluta da população brasileira, mas estamos na base da pirâmide em frente e, sobretudo, atrás das câmeras, nas comissões julgadoras de editais, festivais e delegações de festivais internacionais”, avalia Sabrina. 

Publicidade

Os integrantes do júri de Longas Estrangeiros são: o diretor de fotografia Bruno Polidoro,  o diretor e roteirista Fabio Meira, a realizadora e produtora Lucia Caus, a diretora, roteirista e produtora Beatriz Seigner e o ator e produtor Armando Babaioff.

Publicidade

Os Longas Gaúchos serão avaliados pelo cofundador da Cardume, streaming dedicado exclusivamente a filmes brasileiros, ator e bailarino Daniel Jaber, pelo curador das salas Derby e Museu do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco Ernesto Barros, pelo produtor e documentarista Daniel Santiago, pela jornalista e crítica de cinema Cecilia Barroso e por Tatiana Sager, sócia-diretora da produtora e distribuidora Panda Filmes.

Cineasta sabrina Fidaldo é presidenta do júri dos longas-metragens brasileiros – Foto: Divulgação

Os nomes que irão avaliar os Curtas Brasileiros são a diretora de fotografia, diretora e roteirista Safira Moreira, a roteirista, diretora e produtora Juliana Balhego, a diretora Nara Normande, o roteirista, produtor, sócio da Coelho Voador e diretor-geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, Leo Garcia e Breno Nina, ator, roteirista e diretor.

Os jurados dos Curtas Gaúchos são o jornalista, crítico e pesquisador de cinema Adriano Garrett, a professora universitária e diretora Karla Holanda, a atriz e presidenta da Academia Paraibana de Cinema Zezita Matos, o sócio-fundador da produtora GRIFA FILMES Fernando Dias e Maria Abdalla, fundadora, produtora cultural e diretora do Icumam Cultural e Instituto.

O Júri da Crítica, por sua vez, terá os seguintes integrantes: Isabel Wittmann, Amanda Aouad, Lúcio Vilar, Caroline Zatt da Silva e Matheus Pannebecker.

Programação desta sexta-feira, 18 de setembro

10h
Abertura on-line do 48º Festival de Cinema de Gramado ao vivo pelo YouTube e Facebook 

20h

MOSTRA COMPETITIVA

CMB  4 bilhões de infinitos (MG), de Marco Antonio Pereira / 15′
CMB  Receita de caranguejo (SP), de Issis Valenzuela / 19’45”
LMB  Por que você não chora? (DF), de Cibele Amaral / 98′
LME  El silencio del cazador (Argentina), de Martin Desalvo / 103’20”

LMB e LME | Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h.

CMB | Curtas-Metragens Brasileiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação;
Disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming – https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes...
GRAMADO -  A comunidade gramadense ficou chocada com a prematura morte da professora Mônica Jardim de Souza, de apenas 25 anos. Ela estava grávida de gêmeas e devido a complicações no parto acabou falecendo, juntamente com as meninas Catarina...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.