14.4 C
Canela
quinta-feira, junho 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoProfissionais da educação recebem capacitação para atendimentos de alunos com autismo

Profissionais da educação recebem capacitação para atendimentos de alunos com autismo

Publicidade

Programa TeAcolhe trabalha a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)!

A Prefeitura de Canela, por meio do CADIE – Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante da Secretaria de Educação, promoveu na última quarta-feira (27), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, mais uma capacitação para os profissionais da educação. O treinamento foi oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa TeAcolhe, que tem o objetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no âmbito do Rio Grande do Sul.

Publicidade

A capacitação ‘TEAColhe – Autismo e Escola: Estratégias para o Atendimento e Manejo Escolar’ proporcionou uma oportunidade de aprendizado para profissionais monitores da educação que buscam aprimorar suas habilidades no atendimento a alunos com TEA. Profissionais de Caxias do Sul conduziram painéis informativos e interativos, fornecendo percepções sobre como abordar e apoiar alunos com o transtorno. Os palestrantes foram Roberta Padilha, que é fonoaudióloga e coordenadora do CRR 23 TEAcolhe e os psicólogos Alisson Rozo e Tatiane Brum, com o apoio da estagiária de psicologia Ana Da Rold.

Publicidade

ESTRATÉGIAS PERSONALIZADAS

Durante o evento os participantes também puderam explorar conceitos fundamentais para a compreensão das necessidades individuais de cada aluno com TEA, além de debater estratégias de apoio personalizadas. Janine Palodetti, psicóloga do CADIE, destacou a importância desse tipo de formação, enfatizando que em determinadas situações os profissionais acabam se sentindo inseguros. “É muito importante para trazer informações técnicas de cuidado e de manejo sobre a própria questão do espectro, instrumentalizando esses profissionais no trabalho direto com as crianças dentro da escola”, ressalta a psicóloga.

Já Deise Esmerio Schnidger, coordenadora do CADIE, destacou o papel do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante. “Este tipo de formação é de suma importância para o processo de inclusão. Precisamos capacitar todos profissionais envolvidos na política de inclusão”, avalia Deise, adiantando que o CADIE projeta realizar uma formação semelhante com professores e as famílias dos alunos.

Para a secretária de Educação, Janete da Silva Santos, essa formação reflete o compromisso contínuo em promover a inclusão e a educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades individuais. “O conhecimento adquirido neste curso certamente terá um impacto positivo nas escolas municipais de Canela, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor”, conclui Janete.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Em um esforço para avaliar e apoiar a comunidade cultural de Canela, a Secretaria de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura, lançou um formulário intitulado “Levantamento da Situação dos Agentes Culturais do Município de Canela...
GRAMADO - A Polícia Civil, através da DP de Gramado, apreendeu na tarde desta quinta-feira (20/06) máquinas de caça níqueis que estavam em funcionamento em um bar na cidade.A Delegada Fernanda Aranha refere que as máquinas foram apreendidas configurando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.