O presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alfredo Schaffer, esteve esta semana no CIDICA (Centro Integrado de Inovação e Desenvolvimento de Canela), realizando diversas reuniões para buscar novidades importantes para Canela.
Obras nas RS-466, RS-115 e RS-235
Em um deste encontros, o vereador se reuniu com o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, e com o Secretário Extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto.
O secretário abordou o plano de duplicação da RS-115 entre Três Coroas e Gramado, e falou sobre o projeto de concessão da RS-235 e informou que está trabalhando para incluir no Programa Avançar a duplicação do trecho restante de 3,6 Km da estrada Canelinha/Saiqui.
Além disso, foi bastante debatida a RS-466, a Estrada do Caracol, que pertence ao Estado, e que o vereador, prefeito e moradores buscam mais segurança para o bairro e também turistas, principalmente na região da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis. Neste trecho, as crianças e jovens que frequentam a escola, assim como funcionários e pais, enfrentam praticamente um “ponto cego” na descida da escola para a rodovia, o que aumenta a busca por segurança no local.
Ainda sobre a RS-466, a Diretora do Grupo Brocker, Any Brocker, apresentou um projeto para o trecho referido desta estrada, para deixar a região ainda mais preparada para receber um número maior de turistas com mais segurança e atrativos.
CONTUR
Outra importante ação que ocorreu no CIDICA foi o encontro do CONTUR Hortênsias (Conselho de Turismo da Região das Hortênsias), que reúne cinco municípios turísticos da Serra Gaúcha (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Chico) que agora trabalham juntos com o propósito de conectar a força do turismo.
Além de conversarem sobre futuros eventos e projetos para a região, os membros do conselho tem um cenário otimista para a Região neste primeiro semestre de 2022 com relação a visitantes, considerando ainda o atual período de restrições pandêmicas.