11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura tomará medidas para conter despesas

Prefeitura tomará medidas para conter despesas

Publicidade

O decreto municipal 154/2020, a queda na arrecadação municipal e o cenário econômico incerto que se verifica atualmente, está motivando a administração municipal à tomada de medidas que ampliem a redução nas despesas públicas, como folha de pagamento e investimentos.

A aplicação destas medidas já estão previstas no decreto nº 154/2020, de 3 de julho de 2020, que dispõe sobre procedimentos a serem observados pela administração pública para a racionalização e otimização de despesas, dando prioridade a investimentos para o enfrentamento do novo coronavírus. O mesmo documento orienta os secretários municipais a adoção de medidas internas para a redução e o controle das despesas de custeio, que incluem materiais, horas extras, telefonia, energia elétrica, entre outras.

Publicidade

Com a decretação da calamidade pública ocorreu o cancelamento dos eventos com impacto direto na movimentação turística e na atividade econômica (hotelaria, gastronomia, indústrias). Com o período que estamos vivendo a projeção para um futuro a curto prazo é de grandes incertezas, motivando que as as projeções de arrecadação municipal sejam refeitas e provisionadas com, um deficit em relação a períodos anteriores, Historicamente, a receita própria do orçamento municipal é de 65% (baseado principalmente na atividade turística). No entanto, de abril a agosto deste ano os valores arrecadados representaram um deficit de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, equivalente a R$ 16 milhões.

Publicidade

Diante deste quadro, a administração municipal deverá tomar medidas mais restritivas como o contingenciamento de despesas, sendo imprescindível, também, a diminuição de pessoal.

Além do respeito ao uso dos recursos públicos, estas medidas atendem o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual prevê que no final do mandato, o gestor público deve manter todos os empenhos a pagar com lastro financeiro, sob pena de incorrer em improbidade administrativa.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.