A Vila Suíça, em Gramado, receberá uma rede de esgotos cloacais executada pela iniciativa privada, conforme acordo estabelecido no início do ano com a Prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado.
Na semana passada, o prefeito Fedoca Bertolucci recebeu o projeto da rede de esgotos elaborado pela Esaplan Engenharia e Planejamento, contratada pela empresa KGP Participações. A KGP será a responsável pela construção de um empreendimento de luxo no local e que terá a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais características.
O empreendimento é fruto de uma operação urbana consorciada e, no que diz respeito à questão ambiental, obteve manifestação favorável do Ministério Público no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Além do hotel, o projeto conta com residências no seu entorno. Pela operação urbana consorciada, a empresa executará a rede de coleta de esgoto cloacal antes da construção do empreendimento. “Além disso, uma grande área do loteamento Vila Suíça será incorporada ao Parque das Orquídeas. Haverá, ainda, um repasse de valores para a implantação do Parque”, destaca o promotor Max Roberto Guazzelli.
A extensão da rede para atendimento do loteamento deverá ser de 1.950 metros, sendo 1.500 metros de coletores com diâmetro de 150 milímetros e mais 450 metros de ramais que serão no diâmetro de 100 milímetros. Em virtude do relevo local, haverá duas estações de bombeamento de esgoto, que serão construídas sob o passeio das ruas, de acordo com o padrão adotado pela Corsan.
A rede de esgotos da Vila Suíça será interligada à da avenida Borges de Medeiros, e todas as instalações serão nas vias de circulação, não havendo com isso a necessidade de supressão de vegetação ou interferência em áreas de preservação permanente ou áreas privadas.
Foto: Divulgação