A Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias da Cultura e da Educação, está trabalhando na implementação de um grande programa de contraturno escolar envolvendo atividades artísticas e culturais. Denominado “Transformar-te”, o programa está estruturado para atender até 1,7 mil alunos da rede municipal de ensino em dez escolas diferentes, além de projetos sociais como o Sapeca, e das atividades gratuitas no Centro de Cultura da Várzea Grande e no Centro de Cultura Arno Michaelsen.
Ao todo, serão onze atividades diferentes de cinco segmentos artísticos: música (canto e instrumentalização), artes cênicas (teatro), dança (jazz e ballet), artesanato (modelagem e reciclagem), escrita criativa (histórias em quadrinhos, literária e cinema) e artes visuais (desenho e pintura).
“Mais do que ocupar o tempo ocioso do aluno e mantê-lo envolvido com atividades saudáveis, o Transformar-te tem como objetivo despertar o interesse para a atividade artística e o entendimento de que, além de serem atividades que colaboram no processo de aprendizado, são potenciais mercados de trabalho e serem explorados no futuro. A arte e a cultura são grandes motores econômicos em Gramado e é isso o que queremos deixar muito claro”, comenta o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.
Além das atividades desenvolvidas em cada escola, o Transformar-te também promoverá apresentações entre seus alunos no final do ano letivo, criando um grande vínculo entre a comunidade gramadense.
O Programa Transformar-te está em fase final de planejamento e já no mês de abril deve estar aberto para inscrições. “Por meio da arte é possível potencializar o processo cognitivo dos nossos alunos, desenvolver maior senso crítico e ainda coordenação motora. Tudo isso é essencial para criarmos cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, avalia a Secretária de Educação Simone Tomazelli.
Crédito: Ascom/PMG