Para atualizar o cadastro dos imóveis e conhecer melhor cada detalhe da cidade, a Prefeitura iniciou o recadastramento imobiliário de Gramado, defasado há muitos anos. A ação consiste na atualização da base cartográfica do município e identificar as necessidades de cada bairro, e assim, direcionar ações em diversas áreas, que vão desde obras públicas, preservação do meio ambiente, saúde, agricultura, tributação e muitas outras. Técnico de empresas contratadas pela Prefeitura sobrevoam a cidade com aeronaves tripuladas e equipes em terra realizam a análise dos locais.
O mapeamento por foto identificou novas construções, expansões em ruas, bairros, residências e outras alterações que não estavam inseridas no cadastro imobiliário da administração municipal. Esta atualização da base cartográfica municipal está ocorrendo através de realização de tomada de fotos aéreas, por meio de levantamento aerofotogramétrico, varredura por Laser e infravermelho aerotransportados, imageamento terrestre 360°, implantação de sistema de informações geográfico, dentre outros.
O trabalho, além de ocorrer no perímetro urbano, também possui fases sendo executadas na área rural de Gramado, e necessita, para a correta correção geométrica das fotografias aéreas, de coleta de pontos no interior das propriedades rurais. A etapa consiste em acesso dos técnicos da empresa até os pontos que podem ter acesso à edificação, cerca ou outro elemento físico identificável nas imagens aéreas e o rastreio neste ponto dos satélites.
A Prefeitura orienta que, a população permita o acesso dos técnicos devidamente identificados, porém não é necessário o acesso ao interior das residências, apenas aos terrenos. As informações são necessárias para projeções futuras. Os funcionários da Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos estão devidamente identificados com crachás.
Crédito: Ascom/PMG