Um homem de 88 anos, diabético e hipertenso, internado no Hospital Moinhos de Vento na segunda-feira, 23, é a segunda vítima da Covid-19 em Porto Alegre. Morador da Capital, o caso foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo hospital na terça-feira, 24. O óbito ocorreu nessa quinta, 26. Não há registro de viagem ao Exterior, nem confirmação de o paciente ter contato próximo de outro caso confirmado da doença.
Desde a sexta-feira, 20, a Capital tem transmissão comunitária do coronavírus confirmada, o que significa que o vírus já circula na cidade, não permitindo a identificação da origem da contaminação de casos. “Nesse cenário, a orientação do Ministério da Saúde é testar, no SUS, apenas pacientes internados em ambiente hospitalar e profissionais de saúde com quadro clínico compatível com síndromes gripais que atuam no atendimento direto a pacientes”, explica o secretário de Saúde Pablo Stürmer. A partir deste novo critério para testes, todos os pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passam a ser considerados com Covid-19.
Os sintomas da síndrome gripal são febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares em qualquer parte do corpo) ou artralgia (dor nas juntas ósseas), que não tenham outro diagnóstico.