26.3 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura de Gramado mantém plano de trabalho para avaliar tremores

Prefeitura de Gramado mantém plano de trabalho para avaliar tremores

Publicidade

As ocorrências de tremores e estrondos registrados em Gramado estão sendo analisadas em um plano de trabalho que está sendo construído pela Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nesta iniciativa deverá ser contratada uma empresa especializada a fim de buscar entendimentos mais concretos em relação a este fenômeno natural. “Assim poderão ser compreendidos os fatores que causaram os tremores. É importante que usemos todas as técnicas possíveis”, confirma o geólogo da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Stahnke.

Publicidade

A recomendação direcionada à população de Gramado, diante disso, é o de tranquilidade. Na opinião do tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul, os danos que por ventura ocorrerem devem ser comunicados à Prefeitura de Gramado. “É preciso que as pessoas avisem quando, onde e qual a intensidade dos estrondos, caso venham a se repetir. Mas existe a garantia de que as equipes do município estão preparadas para possíveis consequências”, explica.

Publicidade

O Plano de Trabalho inclui a implantação de três sismógrafos em pontos estratégicos da cidade, para avaliar por um determinado perioodo de tempo (um a dois anos) a ocorrência e intensidade dos tremores que eventualmente venham a ser registrados. Os tremores que tem sido registrados em Gramado, principalmente no bairro Piratini, não foram captados pelo sismógrafo da USP, instalado no Parque do Caracol, em Canela.

O engenheiro de Mineração, professor da Ufrgs e diretor da International Society of Explosives Engineers, Enrique Munaretti, informa que a origem dos tremores não tem ação humana. “Não são causados por explosivos”, frisou.

Reunião e visitas

Uma reunião seguida de webconferência para tratar deste tema foi promovida na terça-feira, dia 15. Além do geólogo Paulo Stahnke, do tenente-coronel Sandro Carlos, e do engenheiro de mineração Enrique Munaretti, participaram do encontro o geólogo e professor do Centro de Engenharias da Ufpel, Adelir Strieder; o engenheiro e coordenador da Defesa Civil de Gramado, Alexandre Santos, a secretária municipal de Planejamento de Gramado, Carmem Piazzi, e a secretária do Meio Ambiente, Maria Henke.

Antes da reunião eles realizaram vistorias em alguns locais no bairro Piratini.

O vídeo está disponível no link: https://www.facebook.com/prefeituradegramado/videos/3069972513125782

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Os últimos detalhes para a realização do Municipal de Futsal da 3ª Divisão, a Terceirona, foram definidos em reunião realizada na noite de quinta-feira (28). Na ocasião, após a entrega das fichas se confirmou que o certame...
CANELA - O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura de Canela Marcelo Savi deixou o cargo nesta terça-feira (26.3) para retornar a Câmara de Vereadores.“Vamos dar continuidade ao trabalho de Marcelo Savi, estamos com alguns projetos que já...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.