O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Canela informa que as vacinas destinadas para aplicação das segundas doses da Coronavac/Butantan estão esgotadas. Na remessa de vacinas encaminhada pelo Estado para Canela no último sábado (24), 140 doses da Coronavac/Butantan eram destinadas exclusivamente para as segundas doses.
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE, juntamente com seus associados, ressalta que o atraso na aplicação da segunda dose da vacina Coronavac ocorre exclusivamente pelo descumprimento do cronograma de entregas pelo Laboratório do Instituto Butantan, de São Paulo. A programação elaborada pelo Ministério da Saúde não observa os prazos previstos em vista da alegada falta de insumos para a produção do imunizante junto ao laboratório paulista.
Trata-se de um problema verificado em todo o país, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a AMESNE está pressionando as autoridades sanitárias do Estado e do Ministério da Saúde para que as entregas sejam retomadas e o planejamento seja cumprido. Cabe aos entes municipais prosseguir no trabalho de prevenção e atuação imediata no enfrentamento do vírus exigindo a aceleração do processo de vacinação da forma mais breve e rápida possível.