14.6 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitos se reúnem para debater a situação dos municípios e a realização...

Prefeitos se reúnem para debater a situação dos municípios e a realização dos eventos de Páscoa

Publicidade


Prefeitos e secretários de turismo das cidades que compõem a Amserra- Associação dos Municípios da Serra estiveram reunidos virtualmente para tratar assuntos ligados ao distanciamento social devido a pandemia da Covid-19.

O prefeito de Canela e presidente da Amserra Constantino Orsolin abriu o encontro falando da importância dos municípios se anteciparem e enviarem Projeto de Lei para as suas Casas Legislativas no que tange a compra de vacinas. A princípio os prefeitos não podem adquirir vacinas, já que devem esperar o Governo Federal cumprir com o Plano Nacional de Vacinação, mas caso isso não ocorra, já terão a possibilidade de adquirir as mesmas.

Publicidade

Os prefeitos colocaram a situação de seus municípios em relação a casos positivos da Covid-19, ocupação hospitalar de leitos e de UTIs, todos demonstrando preocupação com a situação. Canela foi a única cidade que diminuiu a ocupação hospitalar e o número de casos positivos;  já em Gramado, o número de pessoas que procuram a tenda para atendimento também diminuiu, mas a ocupação tanto em leitos hospitalares como da UTI está grande; os demais municípios todos contam com aumento expressivo em todos os números em questão. Por outro lado, a preocupação com a economia foi também unânime.  Uma maior flexibilização do Decreto do Governo do Estado em setores não essenciais foi pedido dos prefeitos que acordaram que o presidente da Amserra, Constantino, entrará em contato com a Famurs solicitando uma reunião com todas as associações do Estado para debater a possibilidade de flexibilização nas regras de bandeira preta, principalmente para lojas de chocolate, floriculturas, salão de beleza e academias. “Existe muita diversidade nas economias dos municípios e é quase inconcebível que a mesma norma valha para todos”, comenta Orsolin.

Publicidade

A respeito do novo modelo de ajustes do ICMs para o Fundeb que também assunto tratado na reunião, foi acordado que será enviado ofício para Famurs solicitando pedido ao Governo do Estado um prazo maior para avaliação dos municípios.

A data dos eventos de Páscoa, provavelmente, pela primeira vez na história, foi discutida de forma regional e foi definido entre todos os prefeitos e secretários de turismo que serão 26 de março a 02 de maio, com exceção de Nova Petrópolis que deverá encerrar alguns dias antes já que terá em maio o seu evento de malhas, o Tricofest. Para evitar circulação de pessoas e aglomerações, por menores que sejam, acordaram que não haverá decoração noturna em nenhuma das cidades e as que contam com programação cultural, a mesma será somente on-line.

A Amserra promoverá mais dois encontros virtuais na próxima quinta-feira, dia 11, pela manhã com os secretários de educação e, à tarde, às 14h30 com os secretários municipais de saúde e diretores dos hospitais.

Orsolin salienta a relevância desses encontros que buscam uniformidade nas decisões para toda a região.

Foto: Luciana Zanatta

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.