A Polícia Civil de São Francisco de Paula, prendeu nesta terça-feira (28), duas investigadas, no bairro Campo do Meio, por envolvimento nos crimes de extorsão e de estelionato. A Polícia Civil apurou um grande esquema de crimes de estelionato consistente em golpes de nudes com a consequente extorsão das vítimas. Os policiais apuraram ainda que a associação criminosa utilizava-se de golpes reiterados, através de depósito de envelopes vazios, utilizados para a suposta compra de máquinas agrícolas, sobretudo tratores.
Iniciadas as investigações, apurou-se que a conta corrente favorecida pelos depósitos era de uma das investigadas (atualmente em prisão domiciliar em razão de golpes aplicados na cidade de Cambará). Além disso, identificou-se outra investigada, a qual procedia inúmeros depósitos de envelopes vazios na Caixa Econômica Federal, ludibriando vítimas que entregavam as máquinas agrícolas sem o recebimento efetivo do valor da venda.
Ressalta a Delegada de Polícia, Fernanda Aranha, titular da DP de São Francisco de Paula, que o trabalho conta com mais de um ano de investigação, tendo sido identificado outro integrante da associação criminosa que atuava de dentro do presídio, coordenando os golpes. Após os trâmites legais, as investiagadas foram conduzidas ao Presídio de Caxias do Sul.