CANELA – Na tarde de segunda-feira (23/12), o efetivo do 2º Pelotão Ambiental de Canela, realizou o salvamento de animal nativo caído em córrego nas dependências de uma empresa no município de Canela. O filhote de Veado Campeiro caiu em um córrego, que possui contenções nas margens, obras para evitar o assoreamento. A altura das paredes o impossibilitava de sair. O animal já estava exausto, e ofereceu pouca resistência para sua captura.
Os policiais com a utilização de equipamentos apropriados como redes e pulsa, capturaram o nativo sem maiores problemas. Sem ferimentos o filhote foi solto em local apropriado, próximo de onde foi capurado e em região de forte mata nativa.
Também chamado de Veado-branco, indivíduo adulto pesa em média 30 Kg e mede cerca de 65 cm de altura. De pelagem amarronzada, sendo a parte superior da cauda e o focinho escuros e a parte ventral clara. Podem ainda apresentar listra mais escura ao longo da lateral do corpo. Possuem orelhas curtas e pontiagudas, e os chifres ramificados, geralmente de três pontas, caem anualmente. São considerados pastadores-podadores que se alimentam de folhas jovens, flores e sementes. Possuem hábitos diurnos, social, vivendo em pequenos grupos, mas também podem haver indivíduos solitários. Sua distribuição vai dos Campos de Cima da Serra até o bioma Pampa.