Na noite de quarta-feira (15), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, compareceram na sessão do plenário da Câmara de Vereadores do município de Gramado, onde foram agraciados com um moção de aplausos. A homenagem foi alusiva aos 20 anos de criação do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, o qual foi constituído na data de 27 de dezembro de 2002.
O 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela que está sob o comando do 1º tenente Marco Antônio Ritter, é responsável por trabalhos preventivos, como programas de educação ambiental, e repressivos, combatendo infrações e crimes contra a natureza.
Dentre suas inúmeras atribuições, destacam-se os trabalhos de preservação, conservação e controle nas áreas de queimadas, caça e pesca ilegais, desmatamento da Mata Atlântica e contrabando e comércio ilegal de animais silvestres.
Com sede no município de Canela, o 2° Pelotão de Policiamento Ambiental atua em uma área extensa, contemplando 14 municipios, sendo eles Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Picada Café, Santa Maria do Herval, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Riozinho e Rolante.