Durante a manhã de quinta-feira (10/08), Policiais Militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela, realizaram patrulhamento em escola do município de Canela. Além do Patrulhamento escolar, após solicitação de populares, a guarnição ainda realizou o salvamento de uma ninhada com sete filhotes de gambás, pois a mãe havia sido morta após ataques de cães.
Os gambás, ou gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), também conhecido como timbu, cassaco, saruê, sariguê micurê e mucura, é uma espécie de gambá nativa no Brasil. É um animal generalista que vive em muitos habitats distintos, podendo apresentar comportamento predominantemente terrestre ou arboreal.
Por muito tempo os gambás foram perseguidos pelo homem por serem considerados como “pragas”, quando na verdade são animais extremamente benéficos ao homem, principalmente por auxiliarem no controle de animais peçonhentos. No caso de hoje, apesar do óbito da mãe, os filhotes foram salvos e encaminhados a atendimento médico veterinário.