Nesta quarta-feira (28), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, efetuaram patrulhamento na localidade conhecida como Rincão dos Kroeff, interior do município de São Francisco de Paula. O enfoque foi atender a denúncias de caça e porte de arma irregulares, onde fazendeiros da região foram ameaçados.
Conforme relatado aos policiais, homens com facas e cães adentraram em propriedades rurais sem autorização, hostilizando os rurícolas. No ensejo, as atividades de patrulhamentos com barreiras e abordagens, se desenvolveram pelas localidades de Potreiro Velho e Potreiro Novo, até a Unidade de Conservação PRÓMATA, onde a guarnição realizou averiguação. Não foram flagradas irregularidades durante a operação
Operação Força Verde
Ainda durante a quarta-feira, os Policiais Ambientais executaram em Canela a fase “Blaster” da Operação “Força Verde” do Comando Ambiental da Brigada Militar. As fases da Operação Força Verde são inciativas que visam intensificar as atividades ostensivas do Comando Ambiental da Brigada Militar em todo o estado.
A fase “Blaster” é direcionada a fiscalização de pedreiras e mineradoras, empreendimentos que comumente utilizam detonação para o desmonte de rochas. As atividades de desmonte de rochas é corriqueiramente executada com uso de explosivos, o que torna as atividades alvos potenciais de assaltantes de bancos e transporte de valores (carro forte).
Com as fases Blaster, da Operação Força Verde, a Brigada Militar, através das frações do Comando Ambiental combate não apenas os crimes contra o meio ambiente, mas amplia ainda mais a manutenção da ordem pública e a proteção da população, sendo uma forte estratégia de combate aos crimes violentos.