Na manhã de quinta-feira (23/11), a Polícia Ambiental realizou patrulhamento rural ambiental na localidade de Estrada do Mato Queimado – Lajeada, no interior do município de Gramado. No local os agentes efetuaram o combate a crimes contra a fauna e flora, com abordagens a veículos e identificação de pessoas, sendo que na ação não foram encontradas irregularidades.
Operações desta natureza serão realizadas novamente em dias e horários alternados, visando o combate à criminalidade
Ainda na quinta-feira (23), os Policiais Ambientais realizaram o salvamento de 03 exemplares de fauna nativa da espécie Gambá (Didelphis), os quais estavam agarrados à mãe, que foi atropelada, vindo a óbito. Cabe salientar que os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes, sendo comum encontrar o animal morto com filhotes em seu marsúpio (bolsa abdominal).
Por serem animais muito oportunistas eles também se adaptaram à vida em ambientes urbanos, embora não sejam vistos com frequência devido ao seu comportamento noturno e evasivo. As maiores ameaças a esses animais, além da destruição de habitat, são atropelamentos nas estradas, ataques de animais domésticos como cães e também conflitos com humanos, além disso, possuem uma dieta onívora, e são imunes ao veneno de serpentes como a Jararaca, Cruzeira e Cascavel.
Os filhotes foram encaminhados para a clínica veterinária Santho Pet (@santhopet), no município de Três Coroas, onde receberam tratamento até serem inseridos no seu habitat natural.