Nesta quinta-feira (22), a guarnição do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, seguiu realizando a doação de pinhão que haviam sido apreeendidos em ocorrência ambiental onde foram retirados fora do tempo de maturação e de forma irregular. Na parte da manhã, os policiais ambientais realização a entrega de aproximadamente 90 quilos de pinhões para a APAE de Gramado.
Já na parte da tarde, os Policiais Ambientais seguiram com as doações e realizaram a entrega de 129 kg de pinhões para a APAE de Canela. Ainda na parte da tarde, foram doados mais 127 kg de pinhões apreendidos em ocorrência ambiental, desta vez para a Associação Assistencial Dom Luiz Guanela. O produto será entregue pela associação, juntamente com cestas básicas, as famílias carentes assistidas pela instituição.
O comandante da Policia Ambiental de Canela, Marco Antonio Ritter, explica que os pinhões foram apreendidos em ocorrência ambiental onde foram retirados fora do tempo de maturação e de forma irregular. “Para o correto aproveitamento do pinhão destinado a consumo humano, o produto florestal deve ser coletado somente após o dia 15 de abril”, destacou. O pinhão é a semente da Araucária angustifólia, pinheiro brasileiro, e é também fonte de alimento para animais. Dentre as diversas espécies da fauna que consomem o pinhão podemos citar a Cutia, Gralha azul e diferentes espécies de papagaios. Retirar o pinhão verde do ambiente consiste em dano ambiental, pelo cerceamento de fonte de alimento para a fauna, bem como por dificultar a reprodução do vegetal nativo.