Nesta quinta-feira (28), o efetivo da 2ª Cia Ambiental do 3° Batalhão Ambiental composta por militares das frações de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Taquara, Vacaria e Canela realizaram habilitação para a utilização de armamento de energia conduzida – SPARK Z 2.0.
A arma de energia conduzida emite impulsos elétricos com alta voltagem e baixa amperagem, com mesma forma de onda das ondas cerebrais, agindo nos sistemas nervoso sensorial e motor, interrompendo o comandamento sobre o sistema muscular, tendendo a paralisar e derrubar o indivíduo ou animal atingido.
O treinamento é fundamental para que os policiais sejam capazes de utilizar os equipamentos disponibilizados pela Instituição, além de reforçarem o treinamento e conceitos quanto às regras que delimitam o uso proporcional da força. A instrução tem como objetivo capacitar a tropa para a melhor utilização do equipamento menos letal.
Cabe ressaltar que esta ferramenta aumenta o leque de opções de uso da força ao ser empregada nos mais diversos tipos de ocorrências, atendidas pelos policiais militares do Comando Ambiental da Brigada Militar. Instrução essa ministrada pelo Instrutor de Tiro, 1° Ten Marco Antônio Ritter, habilitando 14 policiais.