O Comando Ambiental da Brigada Militar, através de seus 3 Batalhões de Polícia Militar
Ambiental (1°BABM, 2°BABM e 3°BABM), totalizando 40 frações no Estado do Rio Grande do Sul, vem atuando diuturnamente em defesa do meio ambiente. Entre os dias 10 e 13 deste mês, foi deflagrada a “OPERAÇÃO INTEGRADA HUNT” de ações conjuntas com a Secretaria do Meio Ambiente no combate a caça ilegal, pesca predatória, tráfico de
animais silvestres, abigeatos, crimes de poluição, fiscalizações de proteção a fauna, flora e resgates de animais; a “OPERAÇÃO INTEGRADA RS SEGURO” de fiscalização em postos de comércio de ferros velhos, comércio de peças usadas e desmanches de clandestinos de veículos simultaneamente no todo no Estado do Rio Grande Do Sul.
No total, foram 96 horas de Operações em conjunto com os Comandos Regionais, através de seus Batalhões e Regimentos Operacionais de Polícia Ostensiva, Policia Civil, Secretaria Do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiro Militar. As ações trouzeram resultados significativos de combate e fiscalização aos delitos ambientais, sendo abordadas 641 pessoas, 273 veículos fiscalizados, confeccionado 87 Termos Circunstanciados, 06 pessoas conduzidas a Delegacia de Polícia, 06 armas de fogo apreendidas, alcançando resultados expressivos pelo Policiamento Ambiental.
O 3°BABM, com sede em Canela, sob o comando do 1° Tenente Zanini, realizou operações principalmente no município de São Francisco de Paula. Na região foram realizadas fiscalizações em locais de camping e também realizadas barreiras de ficalização ambiental em diferentes pontos do município.
Como resultado positivo registrou-se a prisão de 51 pessoas por meio da lavratura de Termo Circunstanciado. Foram fiscalizados 117 estabelecimentos comerciais, 300 pessoas identificadas, 238 veículos fiscalizados, sendo 01 veículo apreendido, totalizando 92 ocorrências ambientais atendidas.