A Polícia Ambiental iniciou a semana realizando ações de combate a criminalidade nos municípios de Gramado e São Francisco de Paula. Entre os trabalhos foram desenvolvidos patrulhamento rural e vistorias de danos ao meio ambiente. As atividades ocorreram na segunda-feira (09).
Em Gramado, na parte da manhã, os policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram averiguação em local onde foram suprimidas árvores nativas, confeccionado açude e realizado terraplanagem com movimentação de terras e taludes. A propriedade, localizada no interior de Gramado, foi fiscalizada e os danos mensurados. O proprietário não estava presente sendo lavrada notificação para o comparecimento e apresentação das autorizações junto a sede do quartel de Policiamento Militar Ambiental.
Já em São Francisco de Paula, na parte da tarde, os Policiais Ambientais realizaram patrulhamento ambiental rural em estradas vicinais do interior do município, a fim de coibir crimes de caça e abigeatos (roubo de gado). Durante as atividades foram realizadas abordagens a veículos com identificação dos ocupantes, bem como realização de barreiras. Na oportunidade houve a abordagem de veículos que transportavam gado, sendo conferidas as documentações.
Ainda em São Francisco de Paula, os policiais efetuaram o levantamento de danos em áreas de conversão de campo nativo em lavoura. A prática, quando levada a efeito sem a devida autorização, constitui ilegalidade prevista na lei dos crimes ambientais. O dano consiste em arar o campo o convertendo em lavoura de diversos tipos, como soja e batata. A vegetação nativa dos campos de altitude possui estágios de regeneração. No decurso da atividade houve a vistoria de diversas propriedades rurais, onde foi flagrado um trator arando o terreno. Foi utilizado equipamento VANT (veículo aéreo não tripulado) para captação de imagens aéreas, para uma melhor composição dos fatos. Os autores foram identificados e autuados conforme legislação extravagante e não se afasta a esfera administrativa de responsabilização.