Durante a noite de sábado (12), a Polícia Ambiental realizou operação para medição de pressão sonora em estabelecimentos em Gramado. As atividades de medição de pressão sonora realizadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar ocorrem corriqueiramente, e visam identificar se estabelecimentos comerciais atendem aos padrões de emissão de ruídos, identificando se há possível poluição sonora.
Para realizar as fiscalizações, os policiais utilizam equipamentos de alta tecnologia, que captam as frequências de sons e medem a altura em decibéis. Após a compilação de dados, há possibilidade de afirmar se os estabelecimentos cumprem as normas legais ou não.
Os estabelecimentos que não atendem aos padrões do Conselho Nacional de Meio Ambiente podem ser responsabilizados através de processos cíveis, administrativos e criminais, além de adequar-se aos padrões legais.
A emissão de ruídos acima dos limites estabelecidos pode causar severos danos à saúde humana e ao meio ambiente, e por isso a Brigada Militar, através do Comando Ambiental mantém constante vigilância sobre esta área, sempre atuando na proteção e preservação do meio ambiente e na garantia do bem-estar da comunidade.