12.4 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPolicia Ambiental fiscaliza maus tratos, dano à vegetação e criador clandestino de...

Policia Ambiental fiscaliza maus tratos, dano à vegetação e criador clandestino de javaporco

Publicidade

A Polícia Ambiental, na sexta-feira (29), esteve na localidade de Muniz, interior de São Francisco de Paula, em atendimento a solicitação de apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente daquele município. As guarnições do 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Canela realizaram fiscalização ambiental em uma propriedade rural.

No local foram constatados cinco cães em situação de maus tratos, além de danos a vegetação nativa por uso de fogo. Ainda durante a fiscalização, foi constatado a criação clandestina com reprodução em cativeiro de Java-porcos (híbridos de javali selvagens exóticos com porco doméstico, contrariando a IN 03/2013 do IBAMA). Havia no local cinco reprodutores, três fêmeas matrizes e 11 leitões. As guarnições adotaram as medidas na esfera criminal em relação aos fatos, enquanto os fiscais municipais as medias administrativas.

Publicidade

A Polícia Ambiental ressalta que o manejo (abate) do javali já é autorizado como forma de reduzir a população desses animais considerados nocivos ao meio ambiente e ameaça a nossa biodiversidade, sendo proibido a criação em cativeiro e cruzamento com o porco doméstico, o que acaba prejudicando o controle da espécie, e principalmente os sérios riscos que pode representar a saúde humana e a probabilidade de transmissão de patogenos.

Publicidade

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.