Nesta quarta-feira (16), a Polícia Ambiental realizou ações de fiscalização nas futuras instalações de um Parque Temático e também em uma serraria, sendo ambas localizadas em Gramado. Na área onde será instalado o empreendimento, foram realizadas vistorias internas do parque e em áreas lindeiras, a fim de verificar a existência de crimes ambientais. Será analisado a licença ambiental da atividade exercida, Licença de Instalação, e verificar as suas condicionantes.
Ainda nesta quarta-feira, os Policiais Ambientais em execução da Operação Força Verde, fiscalizaram serrarias e madeireiras no município de Gramado. Sendo verificado se os empreendimentos possuem licenciamento ambiental para a atividade exercida, bem como fiscalizado o estoque de madeira serrada. Conforme os policiais, a ausência das licenças ambientais e alteração ou estoque de madeiras nativas é crime ambiental, sendo os proprietários dos empreendimento responsabilizados e respondem a processos criminais e ainda tem o material apreendido.
Resgate de animal silvestre
Durante a execução do serviço, os Policiais Ambientais realizaram dois salvamentos de animais silvestres, sendo um no município de Gramado e um em Canela. No primeiro caso, os policiais foram chamados por populares, no bairro Dom Luiz onde foi localizado um gambá mãe no início da mata já em óbito, porém com nove filhotes ainda na bolsa os quais estavam sem lesões e foram resgatados e encaminhados a clínica veterinária para atendimento.
No segundo caso, no município de Gramado, a guarnição recebeu solicitações de populares, que davam notícias de um exemplar de veado que estaria machucado. De posse das informações, os policiais ambientais procederam o salvamento do animal, e encaminharam a clínica veterinária para atendimento, porém não resistiu e veio a óbito.