Pela 8ª semana seguida o Rio Grande do Sul segue em Bandeira Preta

47
Publicidade

O Governo do Estado anunciou novamente Bandeira Preta para todo o Rio Grande do Sul. Esta já é a 8ª semana seguida quei a situação se repete. O RS está todo preto desde a 43ª rodada (27/2 a 8/3), quando foi criada a salvaguarda estadual que garante a aplicação automática da bandeira mais grave a todas as regiões quando a capacidade hospitalar está próxima do limite.

Criado de forma pioneira pelo governo do Estado para que pudessem ser aplicadas restrições necessárias de enfrentamento à pandemia na proporção, no local e no momento adequados, o modelo de Distanciamento Controlado completa, nesta sexta-feira (16/4), a 50ª rodada.

Apesar de melhorias em alguns indicadores, o Rio Grande do Sul chega à marca sem muito a comemorar: as 21 regiões Covid permanecem em bandeira preta pela oitava semana consecutiva – nível de risco mais grave do Distanciamento Controlado.

Publicidade

A cogestão regional, por sua vez, está permitida. Atualmente, todas as 21 regiões aderiram à gestão compartilhada e podem utilizar protocolos próprios até o limite de restrições da bandeira vermelha – não podendo ser mais flexíveis que isso.