Durante este domingo (21), no município de São Francisco de Paula, a guarnição do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram) realizou operação de fiscalização embarcada nas barragens do Sistema Salto. As atividades típicas de polícia ostensiva, são voltadas ao período de Piracema.
A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”, sendo o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima, a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.
Neste período as atividades de pesca tornam-se muito restritas e algumas são proibidas. No Rio Grande do Sul, a piracema inicia em 1 de novembro e finda em 31 de janeiro.
Foi realizada a fiscalização de atividades pesqueiras, através da abordagem de embarcações e acampamentos, bem como a habilitação de condutores, orientando banhistas quanto aos cuidados na água.
O policiamento ambiental alerta que conduzir embarcação em águas públicas sem a devida habilitação constituí contravenção penal nos termos do artigo 32 da Lei 3.688/1941, além da medida administrativa de multa que pode chegar até R$ 2.000,00.